Este texto foi enviado para o e-mail da Educare (Consultoria e Gestão Familiar), com base nos estudos realizados por Roseli Brito (Psicopedagoga) em parceria com o site www.sosprofessor.com.br. Qual professor não passou pela situação de sua aula ser chamada de chata? Leiam o texto e aproveitem as dicas.
Educare.
“ Aula chata do começo ao fim” é a fala
no. 1 de grande parte dos alunos, principalmente do Fundamental II em
diante. Mas o que é uma aula “chata” ? Para responder a esta questão
convoco VOCÊ a pensar qual foi a aula mais massante, interminável, sem
sentido, estafante, que você já teve na sua vida.
Agora, pense: por quê foi massante? Sem
sentido? Chata? O Professor falou demais? Não alinhavou o conteúdo
teórico com casos práticos ? Não intercalou dinâmicas e atividades
práticas ? Não propôs desafio ? Não demonstrou o uso daquele
conhecimento na solução de um caso real ? Não variou na metodologia?
Repetiu o mesmo tipo de aula várias vezes ? Não promoveu a interação e
participação do grupo ? O Professor valorizou mais a “decoreba” que o
aprendizado real ? O Professor levantou as necessidades e expectativas
do grupo ? O Professor verificou se as suas necessidades estavam sendo
atendidas? O Professor monitorou o seu aprendizado ? O Professor
elaborou um plano para dar conta das dificuldades do grupo ? O Professor
possibilitou que o grupo praticasse os novos aprendizados propondo
tarefas significativas e diferenciadas ?
Como você já constatou, todas as questões acima são extremamente relevantes quando realizamos um curso. No caso do ensino de adultos, a ciência que dá conta disso é a Andragogia, mas isso é tema para outro artigo.
No caso do ensino de crianças e jovens,
é a Pedagogia que deve dar conta de responder pela organização da aula,
do ambiente, da criação de procedimentos, do uso de diversificadas
práticas de ensino, enfim, ferramentas que você precisa lançar mão para
atingir o objetivo: fazer os alunos aprenderem.
Convido você a olhar para o seu Plano de
Aula e fazer as mesmas perguntas que fiz acima. Só deste modo você
saberá onde estão os gargalos que dificultam o melhor andamento das suas
aulas, e ao descobrí-los poderá criar novas formas de contorná-los, ou
melhor ainda “ desatá-los”, implementando novas práticas de ensino,
mudando sua postura no trato com os alunos, o que inevitavelmente
trará um renovo ao seu dia a dia e às suas aulas.
Se após a realização desse “ Raio X” no
seu Plano de Aula, ainda restar dúvidas, pergunte aos seus alunos. Isso
mesmo, realize uma Enquete e pergunte o que, ao ver deles, torna uma
aula chata. Desta forma você terá o feedback diretamente daqueles que
assistirão as suas aulas: os alunos.
Sua aula já foi chata e agora não é
mais? Compartilhe as novas práticas que você implementou. E se você
ainda está amargando os comentários malvados dos alunos por causa das
aulas que eles reclamam, saiba que compartilhando você corre o risco de
receber muitas idéias para implementar.
Roseli Brito
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