segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como incentivar a leitura dentro de casa e na sala de aula

Adquirir o hábito da leitura é fundamental para escrever bem, ter censo crítico e aumentar o vocabulário. Mas como fazer com que as crianças passem a gostar de ler desde pequenas e levem esse hábito por toda a vida?
Com certeza não é tarefa das mais simples em vista da grande quantidade de aparatos tecnológicos que, por vezes, atraem mais a atenção delas do que os livros. Contudo, há algumas dicas dadas por pedagogos que podem ajudar nessa tarefa:
Dentro de casa
É importante que as crianças tenham contato com os livros mesmo antes de serem alfabetizadas. Livros com figuras, sons e imagens em 3D ajudam muito. É aconselhado reservar um espaço na casa para que elas possam pegar os livros, sentar e começar a folheá-los. Deixe que elas se divirtam e percebam que observar as gravuras pode ser divertido.
Procure sempre ler uma historinha para elas antes de dormir. A atividade irá despertar a curiosidade, pois descobrirão um mundo diferente do delas. Ao mesmo tempo, elas terão vontade de aprender a ler para também contar histórias a seus amigos e familiares.
Filhos têm o costume de imitar os pais. Se estes são leitores assíduos, há grandes chances de que os filhos também sejam. Portanto, para transmitir o hábito da leitura, é importante adquiri-lo primeiro.
 Na escola
O primeiro passo  é ter uma biblioteca diversificada e confortável para os alunos. E o mais importante é reservar um espaço na grade curricular para a leitura. Assim como em casa, na escola as crianças também devem manter o máximo possível de contato com as histórias infantis.
É importante aproveitar as excursões e passeios escolares para estimular a leitura. O objetivo é relacionar uma atividade extracurricular – que normalmente os alunos apreciam – com a leitura. Antes de ir ao zoológico, por exemplo, é interessante que os alunos tenham contato com livros sobre animais. O mesmo pode ser feito com relação a museus e observatórios.
Professores que estimulam a leitura são fundamentais para transmitir o hábito aos alunos. Umas das formas para isso é contar a história de um livro e depois propor um exercício em sala como teatro de fantoches, brincadeiras e desenhos relacionados com a história. Os alunos passarão a ver os livros como um divertimento e não como uma tarefa meramente escolar e obrigatória.
 Conclusão
Apesar dos videogames, jogos eletrônicos e tablets da modernidade, há ainda muito espaço para os livros na vida da criançada. Se a leitura for estimulada corretamente e desde cedo, ela será uma atividade prazerosa e rotineira, que ocupará grande parte do tempo da criança sem que isso seja uma imposição dos pais ou professores.
A leitura inspira as crianças
Pessoal, vejam também o vídeo muito criativo da fundação Indigo love of reading sobre a importância da leitura na infância:


Fonte: conexaozuggi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...