domingo, 1 de dezembro de 2013

O repensar da avaliação escrita por Osvaldo Martins Junior

Pensar avaliação não como um produto final, mas enquanto processo é uma tarefa menos complexa, quando o profissional de educação possibilita outras formas de garantir de aprendizagem. Um dos momentos mais angustiantes para o professor, no que diz respeito à avaliação é o processo avaliativo escrito. O que cobrar? Como cobrar? Quantos conteúdos? As dicas abaixo servem principalmente para a reflexão sobre a práxis do profissional de educação dentro de uma perspectiva onde a aprendizagem é o principal objetivo.

01. Nem todos os conteúdos analisados durante um ciclo ou unidade precisam ser cobrados na avaliativa escrita, a percepção de garantia de conteúdo não deve ser analisada apenas durante este momento. O professor através das atividades desenvolvidas durante todo o ciclo ou unidade deve perceber se o conteúdo foi apreendido.
02. Volume de conteúdos nem sempre é garantia de aprendizagem. Se durante o processo você percebeu que o estudante não garantiu as competências e habilidades, qual o objetivo de cobra-lo na avaliativa? No entanto, para isso é necessário não apenas sensibilidade, mas através das atividades propostas, de metodologias diferenciadas, conseguir identificar se o conteúdo foi garantido ou não.
03. Selecione pontos importantes no conteúdo, os especialistas nas áreas de conhecimento, sabem que nem todos os elementos abordados no conteúdo são relevantes, por isso, priorize aspectos que serão fundamentais no desenvolvimento intelectual do aluno.
04. Respeite o desenvolvimento cognitivo da turma/aluno. Alguns conteúdos estudados no ensino fundamental II são revistos no Ensino Médio. O professor deve ter o olhar daquilo que é realmente relevante para aquele ano. Sem atropelar temas, discussões ou abordagens, perceba se a classe tem capacidade cognitiva de compreender pontos mais complexos do conteúdo explicitado.
05. Evite superficialidade. Elabore sua avaliativa a partir de fontes concretas de estudo: listas, apostilas, livro didático, atividades, apontamentos no caderno. É importante que os estudantes tenham segurança no material de estudo que possuem para que possam com tranquilidade e segurança perceber as fontes trabalhadas dentro do processo avaliativo escrito.
06. Esgote com metodologias diferenciadas pontos que considera relevantes no conteúdo e elabore sua avaliativa dentro dessas diversas possibilidades.

É imprescindível ter um olhar diferenciado em relação ao processo avaliativo e entender que avaliação processual não é somente quando o professor desenvolve atividades que valem nota durante todo o ciclo ou unidade. Avaliação processual é ter sensibilidade para perceber se o conteúdo trabalhado através de diferentes metodologias está sendo garantido ou não, se é possível avançar ou não. Para um processo avaliativo de qualidade e eficaz nem tudo precisa ser pontuado ou quantificado é necessário ir além das quantificações e analisar se dentro deste contexto o principal objetivo foi alcançado: a aprendizagem.


Osvaldo Martins Junior

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