Pensar
avaliação não como um produto final, mas enquanto processo é uma tarefa menos
complexa, quando o profissional de educação possibilita outras formas de
garantir de aprendizagem. Um dos momentos mais angustiantes para o professor,
no que diz respeito à avaliação é o processo avaliativo escrito. O que cobrar?
Como cobrar? Quantos conteúdos? As dicas abaixo servem principalmente para a reflexão
sobre a práxis do profissional de educação dentro de uma perspectiva onde a
aprendizagem é o principal objetivo.
01. Nem todos os conteúdos analisados
durante um ciclo ou unidade precisam ser cobrados na avaliativa escrita, a
percepção de garantia de conteúdo não deve ser analisada apenas durante este
momento. O professor através das atividades desenvolvidas durante todo o ciclo
ou unidade deve perceber se o conteúdo foi apreendido.
02. Volume de conteúdos nem sempre é
garantia de aprendizagem. Se durante o processo você percebeu que o estudante
não garantiu as competências e habilidades, qual o objetivo de cobra-lo na
avaliativa? No entanto, para isso é necessário não apenas sensibilidade, mas
através das atividades propostas, de metodologias diferenciadas, conseguir
identificar se o conteúdo foi garantido ou não.
03. Selecione pontos importantes no
conteúdo, os especialistas nas áreas de conhecimento, sabem que nem todos os
elementos abordados no conteúdo são relevantes, por isso, priorize aspectos que
serão fundamentais no desenvolvimento intelectual do aluno.
04. Respeite o desenvolvimento cognitivo
da turma/aluno. Alguns conteúdos estudados no ensino fundamental II são
revistos no Ensino Médio. O professor deve ter o olhar daquilo que é realmente relevante
para aquele ano. Sem atropelar temas, discussões ou abordagens, perceba se a
classe tem capacidade cognitiva de compreender pontos mais complexos do
conteúdo explicitado.
05. Evite superficialidade. Elabore sua
avaliativa a partir de fontes concretas de estudo: listas, apostilas, livro
didático, atividades, apontamentos no caderno. É importante que os estudantes tenham
segurança no material de estudo que possuem para que possam com tranquilidade e
segurança perceber as fontes trabalhadas dentro do processo avaliativo escrito.
06. Esgote com metodologias
diferenciadas pontos que considera relevantes no conteúdo e elabore sua
avaliativa dentro dessas diversas possibilidades.
É
imprescindível ter um olhar diferenciado em relação ao processo avaliativo e
entender que avaliação processual não é somente quando o professor desenvolve
atividades que valem nota durante todo o ciclo ou unidade. Avaliação processual
é ter sensibilidade para perceber se o conteúdo trabalhado através de
diferentes metodologias está sendo garantido ou não, se é possível avançar ou
não. Para um processo avaliativo de qualidade e eficaz nem tudo precisa ser
pontuado ou quantificado é necessário ir além das quantificações e analisar se dentro
deste contexto o principal objetivo foi alcançado: a aprendizagem.
Osvaldo Martins Junior
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